No dia 27 de novembro, os Defensores Públicos das Varas Cíveis e do Núcleo Cível de Volta Redonda reuniram-se com entidades da sociedade civil do município e com a população em geral para tratar dos reiterados descumprimentos de decisões judiciais que determinam a entrega de medicamentos a assistidos da Defensoria Pública. O evento, realizado no Tribunal do Júri da Comarca, foi organizado pelos colegas João Helvécio de Carvalho, Luciene Torres Pereira e Aline Mara de Lacerda e contou com a presença de cerca de trezentas pessoas, dentre as quais o Presidente da ADPERJ, Denis Praça.
Durante o encontro foram realizados relatos dramáticos sobre a luta pela vida de cidadãos que aguardam medicamentos indispensáveis à saúde por até oito meses, mesmo já tendo o direito reconhecido por decisões judiciais. Ao final do evento foi eleita comissão que implementará medidas aprovadas pelos presentes e servirá de interlocutora entre aqueles que necessitam dos medicamentos e as autoridades locais.
O telejornal RJTV, veiculado poucas horas após o encontro pela TV Rio Sul, retransmissora da Rede Globo no sul fluminense, noticiou o evento com destaque, realizando matéria bastante extensa para os padrões do telejornalismo.
Parabenizamos os colegas de Volta Redonda pela iniciativa. A busca da eficiência cada vez maior da Defensoria Pública, aliada a demonstração inequívoca da preocupação com a efetivação dos direitos fundamentais dos destinatários de nossos serviços, legitima os Defensores Públicos a pleitear os avanços institucionais que fortalecerão a Instituição e a cidadania.



